Páginas

sábado, 26 de julho de 2014

Fiu fiu é o caramba


Eu não sou feminista. Não sou machista. Apenas acredito na igualdade utópica que ambos os sexos deveriam ter, seja nos direitos ou deveres a serem exercidos. Sempre andei em grupo com no mínimo mais 3 meninos mais velhos desde criança; por algum motivo que eu ainda não descobri, não consigo manter amizades presenciais com o sexo feminino por muito tempo (mas minha melhor amiga mora em Aracaju e nos conhecemos há quase 3 anos, apesar de nunca termos nos visto). E um dia desses lá estava eu com três colegas de publicidade, um de biologia, e outra de administração em uma rodinha descontraída batendo papo nos arredores da faculdade. Aleatoriamente surgiu o papo de conquistar mulheres e os caras e eu somos realmente bem zoeiros. Começaram a dizer que quando uma mulher pede para parar com alguma atitude que as incomode, sair de perto, e coisas do tipo, o que ela quer é na verdade que você continue, e que ela tá é fazendo charminho, tipo uma psicologia reversa. Sim, eu ri. As vezes é isso mesmo que ocorre, mulheres tem esse hábito em determinadas situações da vida e gostam de ser conquistadas. Mais tarde em casa, isso me fez refletir um pouco. Mas e quando não funciona assim? E quando se ultrapassa os limites do respeito, e a moça que aparentava não estar afim do papo realmente não estava?

Um dia desses eu desci do ônibus, e fui andando para assistir uma palestra. Eu estava de calça legging e uma blusa jeans, uma roupa simples. Tinham uns 3 caras mexendo em um carro e conversando. Quando passei, começaram a me gritar "EI, BOA TARDE. BOA TARDE. FALA COM A GENTE". E isso me enojou bastante. Eu tenho certeza que se tivesse saído de burca, tapando cada pedaço do meu corpo o tal assédio não aconteceria. Não precisa existir um toque indesejado para ser assédio, basta que alguém desrespeite seu espaço e seja impertinente. E eu continuei andando fingindo que não era comigo. Com certeza outras pessoas ouviram, viram, e isso causou a mim um certo constrangimento. Eu não sei o que se passa na cabeça desses homens que pensam que vão conquistar uma mulher com elogios do tipo: gostosa, delícia, ô lá em casa, ou o que quer que seja. Entramos naquele âmbito do #eunãomereçoserestuprada, movimentos feministas, Sara Winter e etc. Nada disso seria necessário se as pessoas respeitassem o espaço alheio e entendessem que o sua liberdade termina quando a do outro começa. Não é pedir para que não se olhe para ninguém do sexo oposto ao andar no calçadão da cidade, é prestar atenção na forma que se olha e se perguntar: se eu fosse aquele fulano que estou admirando, me sentiria constrangido ao ser observado assim? É pensar que poderia ser sua ou seu irmã(o), ou alguém que é querido para você sendo olhado como um objeto por um desconhecido; como se o tal fosse capaz de se ter uma visão raio x, olhando maliciosamente dos pés a cabeça.

Esse vídeo é uma maneira resumida do que eu penso sobre o assunto. É bem curtinho e nos incentiva enxergar duas vezes situações "do dia-a-dia" absurdas que ocorrem a nossa volta, e infelizmente muitas vezes estamos cegos ao que nos é apresentado. Aproveite e dê uma passada no Think Olga, saiba sobre a campanha, que tem absolutamente tudo a ver com o assunto abordado nesse post e compartilhe aqui embaixo experiências vividas ou sua opinião.

10 comentários:

  1. OOOOOOOOOOOOOI, Jullieeeeee! Poxa, eu adoro seus textos, sabia? Sempre me impressionam! Mas vamos lá. Eu concordo em partes essa coisa de as mulheres quererem fazer joguinho com os rapazes, insinuando que não estão afim e tal. Acho que são poucas as mulheres assim, sei lá. Mas enfim. QUE BANDO DE FILHOS DA PUTA, SEM CONSIDERAÇÃO! Jullie do céu, se fosse eu, eu falava: "SEUS OTÁRIOS, ESTÃO OLHANDO O QUÊ? VÃO PROCURAR O QUE FAZER, BANDO DE IDIOTAS!". E que constrangimento, hein? Pelo amor de Deus, falta de respeito contra a sua pessoa! Pelo amor de Deus! Depois as mulheres se revoltam e não sabem o motivo, ficam tudo com cara de cú. Isso vive acontecendo comigo, sem querer me gabar! Nem um pouco, aliás! Até com crianças eles mexem! Principalmente com crianças, pois acham que as mesmas são ingênuas. Mas se enganam. Do jeito que o mundo está hoje, elas não podem ser ingênuas e nem devem. ABSURDO COMPLETO. E eles deviam mesmo pensar se iriam gostar se a pessoa quem estivesse sendo paparicada fosse sua mãe, sua irmã, sua filha ou sei lá, como você mesma disse. E UAU. Que vídeo mais perfeito e bem feito. Omg, omg. Fiquei emocionada. E gostei taaaanto das caras de taxo dos rapazes. Ah, que coisa boa. E eu adooooorei essa campanha! Já passei lá e vou tentar ajudar. ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Olá Julie! Como você esta? Devo dizer que adorei este seu texto, você escreve muito bem mesmo. Nós mulheres entendemos muito bem o que você escreveu. Não sei o que eles pensam de si mesmo ao dizer este tipo de coisa, provavelmente que são uns fodões (desculpa a palavra) Eles são é um lixo, eu não me sinto confortável nem com uma olhada (aquela olhada sabe?) Eu fico constrangida e passo o mais rápido possível do local. Nunca ninguém assoviou para mim, e nem disseram nada neste estilo de "Vem conversar com a gente", mas se isso acontece eu iria ficar irada, mas não poderia fazer nada. Eu adorei MESMO o seu post, me inspirou bastante e com certeza vou fazer um post no mesmo assunto em algum futuro próximo.
    Beijos | notfoundoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa propaganda!!
    Me deu vontade de ter um espelho por perto sempre...rs
    Parabéns pelo post!!!
    Seguindo aqui...
    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ooooooi Jullie o/
    Eu não sou feminista, até porque eu não sei o que isso quer dizer direito. Nunca procurei saber muito, mas um dia desses eu procuro. Só sei que feminista não é o mesmo que femista, e nem que machista é o mesmo que masculinismo. Eu não tenho muitos amigos homens, só tenho três mesmo, e um que é o meu melhor amigo só vejo uma vez por ano. Eu acho muita falta de respeito ficar dizendo para toda mulher que passa na rua que ela é gostosa, achando que ela vai gostar. Mulheres gostam de serem chamadas de bonitas, mas ser chamada de gostosa, por um cara que você nem conhece na rua, e começar a chamar atenção das pessoas ao teu redor, isso não é legal, até porque, a pessoa fica constrangida. Já ouvi falar de um caso de uma menina foi para a escola de short porque estava muito calor,aí o professor foi nela e disse que não era mais para ela vir daquele jeito porque ia deixar os meninos agitado e distraídos durante a aula. E, quando a mulher se defende, chamam ela de mal comida. Sinto muito pelo o que aconteceu com você, certamente há pessoas bem ignorantes que pensam que chamando a mulher de gostosa ela vai dar mole pra ele. Quando a pessoa olha maliciosamente pra você, acho que é muito ruim. Até mais para as meninas que estão na puberdade, como eu. Já fizeram isso comigo, e, cara, eu sou uma criança. Que tipo de DOENTE MENTAL olha maliciosamente para uma criança? Você fica com medo. Eu vi o vídeo, e dá para ver que até essas mulheres que se vestem dos pés até a cabeça também são assediadas. Incrível. Gostei do post, me fez expor minha opinião sobre um assunto que eu nunca havia debatido com alguém antes. Foi bom expressar a minha opinião e botar tudo pra fora, eu admito ahsuhauhsua. E com certeza vou procurar mais sobre essa campanha ^.^

    Até mais - Mulberry

    ResponderExcluir
  5. Heeeeeeeeeeey Jullie *u* Já tinha visto alguns cartazes dessa campanha em blogs, mas nunca procurei saber a respeito. Achei bem interessante a ideia, porque esse assédio chega a ser super irritante. Imagine que toda vez que você passar perto de um cara ele mexa com você, é constrangedor. Gostei bastante e vou procurar ler mais sobre ela.
    Beijos -u-
    guia-de-uma-garota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu ainda respondo 'boa tarde' por educação. mas, na maioria das vezes, nem encaro. u.ú. ah, você percebe que não existe situação invertida, né? ou você já viu uma mulher assediando assim? '-' lembrei de um curta francês [se não me engano] que coloca a situação reversa. era para fazer as pessoas refletirem, só que grande parte começou a falar bobagem sobre. ah, eu vi o banner da campanha em outros blogs. faltava conhecer.☆⌒(>。≪) Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  7. Cara, que texto lindo!
    Eu concordo totalmente contigo, as pessoas estão perdendo os valores morais cada dia um pouco, não sabem mais respeitar a si próprio, então respeitar o próximo fica difícil pra esse tipo ignorante de gente. E o pior é que tem SIM quem goste de levar uma cantadinha de qualquer um na rua e depois tem a mania de se lamentar nas redes sociais com esse #eunãomereçoserestuprada, pra mim isso é um pouco de hipocrisia, mas ok.
    Enfim, adorei o texto e o vídeo nem se fala <3
    Beijoos || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  8. Olá Jullie!!! Nossa o seu texto está incrível!!! Sério eu acho isso uma falta de respeito enorme, existe o fato das mulheres mentirem que não estão a fim do cara para ele justamente não desistir, só que na minha visão são poucas as mulheres que fazem isso. O vídeo ilustra muita bem o cotidiano de algumas mulheres que passam por situações como essas, a situação pela qual você passou é tão chocante que se fosse eu teria xingado aos montes ushuashh, sei lá não consigo suportar desaforos principalmente vindo de pessoas deste naipe :P. Em São Paulo as mulheres precisam andar sentadas no chão ou escoradas nas paredes com medo de que homens tentem se aproveitar da situação, por exemplo, o metrô está lotado e todos estão como uma sardinha em lata e nesse momento algum mau elemento tenta se aproximar de você com outras intenções (para não dizer palavras chulas aqui :P), isso é tão... Desrespeitoso com nós mulheres.
    Enfim amei o seu texto flor :D!!!
    Beijos flor u,u!!
    blogandoseuassunto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jullie, tudo certo?
    Então, eu já vi essa campanha em vários blogs, muitos mesmo, e não tinha muito idéia sobre o que era, quem tinha criado e essas coisas. Foi muito bom saber.
    Agora, vou te falar, não sei o que esses tipos de homens, homens não, animais, pensam que estão fazendo, será que acham que todas as meninas são tão baixas que se rendem a um "Fiu-Fiu"? Fala sério!
    Eu acredito na conquista, na convivência, na educação, no amor verdadeiro e principalmente no respeito.
    Espero que péssimo costume vá se acabando.
    Por sinal amei o seu blog, lay, tudo, haha, e já estou seguindo!
    Que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu me considero feminista, pra ser sincera. Adorei o vídeo e concordo com tudo que você disse. Uma vez eu estava assistindo TV e estava falando sobre essa "revolta" das mulheres e tal. E um cara falou que eles só estão elogiando. Sério mesmo?
    Adorei o blog.
    Beijos.

    http://minhasindecisoesblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi, que bom que você veio comentar. Somente duas coisitas:

1) Os comentários são moderados para que eu possa ler todos, respondê-los e retribuí-los.

2) Deixe o link do seu blog no final do comentário para eu visitá-lo também.